NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 17/11/2023 - 17:02
Laboratório Central tem certificação de "Excelência" em pesquisa nacional
O Laboratório Central (Lacen), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), recebeu pela sexta vez o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (Pncq), vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), referente ao ano de 2023.
Prestando serviço com eficiência aos usuários SUS, os laboratórios auxiliam em um diagnóstico mais preciso, como destaca o secretário de Saúde, Ivan Chebli. “A Secretaria de Saúde, além de ampliar a oferta de serviços, também busca a qualidade destes serviços em todos os níveis de atenção e equipamentos de saúde. Parabenizo os gestores deste laboratório e os trabalhadores que têm um desempenho excepcional”.
Com equipamentos de alta qualidade, os diagnósticos são mais de 90% assertivos. Conforme a supervisora do Lacen, Patricia Enham Lima, "receber mais uma vez esta placa de qualificação nos permite acreditar que estamos trilhando o caminho certo. Somente temos a agradecer a toda esta equipe, todos os funcionários, técnicos bioquímicos, administrativos, nossos funcionários da loja 1, do PAM Marechal, e nossas ajudantes. É uma alegria e uma vitória de todos que, dia a dia, participam e se entregam ao objetivo de alcançar esta excelência. Parabéns para todos e viva o SUS".
O Laboratório Central atende os pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pam Marechal, Consultório de Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviço de Atenção Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). São realizados 92 tipos de exames, distribuídos nos setores de bioquímica, hematologia, hemoglobina glicada, parasitologia e urinálise.
O serviço atende uma média de 600 pacientes por dia, realizando cerca de 100 mil exames por mês. Os exames coletados nas unidades, mediante agendamento, são encaminhados ao Lacen, que funciona de 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, na Avenida Francisco Valadares, 1.910, no bairro Vila Ideal, no segundo andar da UBS Vila Ideal.
Ainda segundo Patrícia, “estamos realizando uma mudança em nosso sistema de gestão de laboratório que promete agilizar os exames, permitindo uma visualização em tempo real dos resultados. Nosso objetivo é trabalhar cada vez mais na melhoria dos processos que envolvem a execução de nossos exames. Estamos sempre procurando melhorar nossa qualidade e garantir aos nossos usuários a excelência no atendimento que tanto merecem”.
Como é realizada a avaliação
Como forma de medir a qualidade do serviço, o PNCQ envia mensalmente amostras de lâminas, sangue e urina, o laboratório analisa e envia os resultados ao programa. Para receber a classificação de "excelência", é necessário os laboratórios terem acertos de mais de 90% dos diagnósticos.
Exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento de laboratórios de análises clínicas, o controle de qualidade tem o intuito de reconhecer e diminuir os erros analíticos, avaliando o desempenho e garantindo resultados mais confiáveis e seguros pelos laboratórios.
IMPRIMIR