Acontece na próxima terça-feira, 5, o encerramento do Primeiro Curso de Iniciação Profissional em “Upciclyng: Modelagem e Costura”, que capacitou 20 pessoas travestis, transgêneras e não-binárias residentes em Juiz de Fora. A cerimônia simbólica de formação dos profissionais será realizada às 17h, no Anfiteatro João Carriço, localizado na Avenida Rio Branco, 2234, Centro (Parque Halfeld) com a participação de representantes de diversas entidades ligadas à indústria da moda no município.
Durante a qualificação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os (as) alunos(as) puderam aprender conceitos e técnicas de reaproveitamento, e também a modelar e costurar peças do vestuário e acessórios que buscam atender os princípios da técnica, que transforma roupas usadas e outros resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das peças.
Nesta edição, o curso contou com o apoio da empresa Walery Jeans, que além de doar peças de suas coleções encerradas, também irá expor, em janeiro, os produtos desenvolvidos durante as aulas, em suas lojas na cidade.
Parte do programa Geração JF: Emprego, Renda e Negócios, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), o curso integra o projeto “Capacita Moda Diversidade”, com o objetivo principal de inserir pessoas no mercado de trabalho e/ou aumentar a sua capacidade de geração de renda.
A execução do Curso de Iniciação Profissional em “Upciclyng: Modelagem e Costura” conta com emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.