Durante o mês de novembro, os responsáveis pelo atendimento telefônico de emergência da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) receberam curso de capacitação. Além de padronizar o atendimento via 199, o curso amplia o conhecimento das atendentes sobre os tipos de ocorrências e as formas adequadas para agir em cada caso. O objetivo é garantir que a população seja orientada corretamente e com agilidade em situações de emergência relacionadas à Defesa Civil.
A iniciativa faz parte das capacitações oferecidas pelo órgão da Secretaria de Governo (SG) para atuação no período chuvoso. Ministrado por servidores da Defesa Civil, o curso contou com treinamentos teóricos e visitas técnicas. Entre os temas abordados, estão: o escopo da Defesa Civil, o padrão para abertura de boletins de ocorrência, direcionamentos adequados para cada tipo de ocorrência, e anomalias típicas da construção civil (como fissuras, trincas, rachaduras, infiltrações, etc.).
O setor de atendimento participou de visitas de campo aos bairros que costumam ser mais afetados durante o período chuvoso. Com as visitas técnicas, os atendentes verificaram exemplos dos tipos de ocorrência mais comuns in loco. Ao aprenderem na teoria e na prática sobre essas situações, as responsáveis pelo atendimento do 199 aprimoram o processo de triagem das situações de risco, dando maior eficiência na resposta.
Além disso, as quatro atendentes que atuam no 199 passaram por uma série de treinamentos de excelência em “call center”, fornecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo é melhorar as técnicas de atendimento.