Aconteceu nesta terça-feira, 5, o encerramento do Primeiro Curso de Iniciação Profissional em “Upcycling: Modelagem e Costura”. Ao todo, foram capacitadas 14 pessoas travestis, transgêneras e não-binárias residentes em Juiz de Fora. Estiveram presentes na cerimônia representantes da administração municipal e de entidades ligadas à indústria da moda no município.
O curso faz parte do projeto “Capacita Moda Diversidade”, que integra o programa Geração JF: Emprego, Renda e Negócios, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic). Durante o curso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os (as) alunos(as) puderam aprender conceitos e técnicas do upcycling, processo que reutiliza roupas antigas na produção de novas peças, além de modelagem e costura. Segundo Flávia Sandim, instrutora de vestuário no Senai, a ideia do curso foi capacitar alunos que não tinham nenhuma experiência com costura para trabalhar tanto em empresas, com máquinas industriais, quanto capacitá-los para empreender, com máquinas domésticas.
Presente no evento, o secretário em exercício de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Francisco Campolina, falou sobre a importância da iniciativa: “Nós verificamos que cerca de 80% dos participantes dos mutirões de emprego realizados pela Sedic não conseguem emprego por falta de capacitação. Por isso, a Sedic, junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU),que forneceu os vale-transportes para os alunos, e com a vereadora Tallia Sobral, que apoiou a iniciativa através de uma emenda parlamentar, iniciou o curso com o objetivo de ensinar, qualificar e empregar essas pessoas”.
Além do curso, os participantes também receberam a oportunidade de expor as peças produzidas na vitrine da empresa Walery Jeans, apoiadora do curso, e de desfilar e vender os looks no Master Ink, evento que reúne mais de 500 tatuadores, artistas e amantes da cultura geek. O aluno Blogs contou como o curso impactou na sua vida como artista de Ballroom: “Isto vai agregar muito! Vou conseguir montar meus próprios looks e fazer a customização de algumas peças. Foi muito importante para mim, como artista, e gostei demais de participar do curso”.