A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ficou entre os finalistas da campanha “Aprender Para Prevenir”, coordenada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O projeto desenvolvido para a campanha detalhou ações de prevenção realizadas pelo órgão da Secretaria de Governo durante o ano.
Em julho, o Cemaden iniciou a 7ª edição da campanha “Aprender Para Prevenir”. Nesta edição o tema da campanha foi “Clima de desastres: tempo de agir!”. Dentre os 82 inscritos, 11 foram defesas civis do país. Em Minas Gerais, apenas a Defesa Civil de Juiz de Fora ficou entre os finalistas.
Entre as ações apresentadas na campanha, estão: o projeto “Defesa Civil nas Escolas”; o programa de capacitação de voluntários; as palestras e cursos gratuitos realizados; além das ações educativas promovidas em eventos com materiais lúdicos como fantoches, maquetes e jogos de tabuleiro.
A gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres e Prevenção da Defesa Civil, Camila Galvão, reforça a importância de expor, em espaço nacional, os trabalhos de prevenção e capacitação desenvolvidos pela Prefeitura. “Ficamos felizes por estar entre os três finalistas. Isso só fortalece o trabalho de educação preventiva que a Secretaria de Governo desenvolve junto com a comunidade e com as escolas”, afirma.