A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou as oficinas “Seu bairro, sua opinião” em todas as regiões, entre os dias 5 e 14 de dezembro, com o objetivo de mapear as demandas e a cultura de cada bairro, a partir da perspectiva dos moradores. A ação é parte do projeto “Olhar a Cidade” que visa realizar um diagnóstico das áreas urbana e subsidiar a revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.
Nos encontros, os participantes de cada Região de Planejamento sinalizaram no mapa as necessidades de infraestrutura e compartilharam as vivências do território que ocupam. Os apontamentos foram registrados em fichas que categorizam os pontos positivos e negativos compartilhados. A assessora Técnica da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Denyse Delgado, salienta que a participação popular foi fundamental. “Todas as oficinas aconteceram em equipamentos públicos, para que a comunidade se sentisse à vontade e se apropriasse desse processo que é tão importante para a cidade”, afirma.
Os participantes também identificam patrimônios histórico-culturais; estabelecem categorias de percepção social a respeito dos espaços urbanos; avaliam a correlação entre delimitações oficiais de zonas urbanas e os limites vividos pela comunidade; além de compartilharem a realidade, vivências e cultura da comunidade.
O projeto “Olhar a Cidade” está ouvindo a população para elaborar os Planos de Estruturação (PEUs), que servirão de base para atualizar a lei responsável por organizar o espaço urbano, criada na década de 1980. Para elaborar a nova lei de acordo com a realidade do município, é fundamental que a população participe e faça propostas. Serão realizadas novas oficinas, consultas públicas, eventos, seminários técnicos e conferências nas diferentes etapas do processo de elaboração dos PEUs.
A população pode participar a qualquer momento através do formulário de Contribuição Permanente e garantir a sua colaboração nesse processo.