A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) avança nas ações de segurança alimentar e nutricional no ano de 2023. Por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o executivo municipal universalizou o Café da Manhã nas escolas municipais, ofertou alimentação aos estudantes e crianças das creches parceiras no recesso e férias escolares. E mais, garantiu alimentação fresca e de qualidade às pessoas atendidas pela Assistência Social por meio da abertura do Restaurante Popular aos finais de semana e feriados.
Além disso, avançou nas ações de apoio ao desenvolvimento dos produtores de Juiz de Fora, contemplando toda a cadeia produtiva, da produção, processamento e comercialização dos produtos, levando comida saudável para o prato de quem tem fome e mais, impactando também na economia local.
Combate à Fome
Ações de combate à fome são intensificadas no município de Juiz de Fora para que a população tenha cada vez mais acesso à comida de qualidade. Cumprindo o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a PJF realiza a aquisição de alimentos do grupo por meio de programas como é o caso do Comida Boa. Em 2023, a Prefeitura lançou o edital para a compra de itens que irão compor o cardápio diário do Restaurante Popular. O equipamento, que visa prover segurança alimentar para a população, atualmente serve mais de mil refeições de segunda a sexta-feira, e cerca de 400 durante finais de semana e feriados. A previsão é comprar 27 toneladas de alimentos direto das cooperativas da agricultura familiar, durante o período de 12 meses.
Do total dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a PJF garantiu no ano de 2023, mais de 60% para a compra de alimentos da agricultura familiar para as escolas municipais e creches conveniadas, dobrando a meta exigida pela Lei nº 11.947, que é 30% do total dos recursos. De junho a dezembro deste ano, as cooperativas de agricultores familiares entregaram verduras, legumes, frutas, biscoito, feijão preto e vermelho, canjiquinha, leite em pó, arroz, manteiga, para as escolas e creches, tudo fresquinho, direto das mãos dos produtores para o prato dos estudantes. Esta ação foi enaltecida pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Viçosa (Cecane/UFV), vinculado ao Fundo Nacional de Educação, que visitou as escolas em agosto deste ano.
A PJF assegura alimentação adequada e nutricionalmente balanceada durante todo o ano. No recesso escolar de janeiro, ofertou almoço na rede municipal e nas férias de julho, mais de 32 mil estudantes e crianças cadastrados receberam Kits de Alimentação Escolar.
Até dezembro de 2023, foram 1.194 toneladas de alimentos fornecidos para o preparo das refeições nas escolas, sendo 322 toneladas de alimentos oriundos diretamente da agricultura familiar. Foram mais de 227 toneladas de alimentos para as instituições socioassistenciais do município, como Casas de Acolhimento 24 horas, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Casas de Passagem, Cras e Creas. Para os Conselhos tutelares e Curso Popular para Concursos, foram entregues em torno de 1,4 toneladas de alimentos para atendimento do público nos locais.
Apoio à produção de alimentos
Para além das ações de acesso à alimentação, a PJF se preocupa com o Sistema Agroalimentar por completo, desde a produção do alimento até a geração de emprego e renda. 2023 iniciou com a entrega de 360 quilos de sementes de feijão vermelho e 420 quilos de sementes de milho, tudo orgânico, para agricultores de Juiz de Fora.
Neste ano, os produtores do município foram atendidos em diversos serviços executados pela Seapa, entre eles, serviços do Programa Municipal de Mecanização Agrícola e Apoio à Logística e Infraestrutura nas Propriedades Rurais - Porteira pra Dentro, Assistência Técnica e Veterinária, além de dias de campos e capacitações.
Foram 129 atendimentos de Mecanização Agrícola e Infraestrutura nas propriedades rurais, em diversas localidades, totalizando mais de 1.176 horas de serviços prestados, mais do que o dobro de atendimento comparado com o ano passado. Neste ano, o Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica à Pecuária Leiteira (PróLeite), realizou mais de 380 visitas de assistência técnica para produtores de leite da cidade.
Por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que atua junto com a PJF, foram mais de 380 atendimentos, incluindo produção de hortaliças e frutas, bovinocultura, criações, orientações sobre comercialização, gestão e compras institucionais, segurança hídrica e sustentabilidade ambiental.
Outro destaque foi o reconhecimento, pelo governo do Estado, do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo. É o primeiro APL de queijo a receber certificação no estado de Minas Gerais.
Desde a produção do alimento até a geração de emprego e renda
A PJF iniciou 2023 com o edital das feiras livres aberto: o primeiro processo público para regulamentar o setor O procedimento oportuniza segurança para os feirantes e agricultores a comercializarem seus produtos. Além das 22 feiras livres diurnas e uma feira noturna na Praça Antônio Carlos, o executivo iniciou em setembro a Feira Noturna da Praça da Estação que está em período de experiência.
Neste ano o Mercado Municipal recebeu o início das obras de revitalização. O espaço de comercialização e valorização da produção local. A reforma irá modernizar o Mercado e ampliará a quantidade dos serviços oferecidos, estimulando a agricultura, artesanato, turismo e a cultura da cidade.
Em 2023, a Seapa completou 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas a pasta passou por diversas mudanças, foi ganhando mais atribuições, mais força com conjunto de políticas abarcando todo o sistema agroalimentar. Atualmente a pasta segue com o objetivo de impulsionar a produção de alimentos e os mecanismos de escoar a produção, e garantir a segurança alimentar e nutricional à toda a população.
Mais ações e outros detalhes podem ser acessados na página
Foto: Carlos Mendonça