Com objetivo de incentivar o uso de espaços públicos, o Programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu ações envolvendo intervenções artísticas e de lazer na cidade no ano de 2023. Dentre os projetos realizados, estão a exposição “CAUR - Caminhos das Artes Urbanas”; o “É Nóis na Praça”; o “Acupuntura Urbana - Arte na Ponte”; o “Boniteza em Cores”; o “Colorindo o Habitar” - maior macro mural do Brasil, no Esplanada; além de eventos como “Rua de Brincar”, “Praça Quente Pra Toda Gente” e “Nós no Bairro”.
O Programa Boniteza é coordenado pela Secretaria de Governo (SG), que conta com o Departamento de Intervenções Urbanas. Para a secretária de governo, Cidinha Louzada, incentivar o uso dos espaços públicos é uma forma de garantir o direito à cidade. “Quando pensamos em uma Juiz de Fora para todos e todas, um dos primeiros passos é que todos enxerguem a cidade como um local de convivência, de cultura e de lazer. Por isso, trabalhamos em diversos projetos com essa perspectiva”, explica.
Eventos
O “Rua de Brincar”, que visa estimular a prática de atividades ao ar livre, foi inaugurado em nove bairros em 2023: Parque das Águas, JK, Benfica, Viaduto Hélio Fádel, Miguel Marinho, Poço Rico, Esplanada e Bandeirantes. Além desses, um destaque para a primeira Rua de Brincar inaugurada na zona rural, em Valadares. O projeto contou, ainda, com três edições especiais e com 14 edições que levaram brincadeiras e atividades para bairros já contemplados pelo Rua de Brincar. Já o “Praça Quente pra Toda Gente”, iniciativa que estimula a ocupação das praças públicas, foi inaugurada nos bairros Vila Ideal e Santa Cruz.
Em 2023, o “Nós no Bairro”, parceria da PJF com a TV Integração, promoveu quatro eventos. O objetivo é levar serviços e diversão à população nos bairros. As ações foram realizadas no Parque Municipal e nos bairros Grama, Santa Cruz e São Benedito. Nos eventos, foram realizadas atividades como oficinas; apresentações artísticas; brinquedos infláveis; jogos; vacinação antirrábica; e atualização do cartão de vacina.
No mês de abril ocorreu o lançamento da exposição “CAUR - Caminhos das Artes Urbanas”, na qual foram exibidas fotografias das intervenções artísticas realizadas em 52 abrigos de pontos de ônibus de Juiz de Fora. A intervenção foi viabilizada por emenda parlamentar do vereador Cido Reis. As artes, inspiradas no meio ambiente, foram feitas por quatro coletivos de artistas locais: "Alcateia Urbana", "Caminho Estúdio Criativo", "Graffiteiras da Mata" e "Underground Graffiti Crew". Já as imagens expostas são dos fotógrafos Fernando Itaborahy e Weslla Nascimento. No site do projeto, as imagens da exposição estão disponíveis para visualização.
Colorindo o Habitar
No dia 7 de outubro foi inaugurado o maior macromural do Brasil, no bairro Esplanada. A pintura faz parte de uma das etapas do projeto “Colorindo o Habitar”, iniciativa sociocultural coordenada pela Secretaria de Governo (SG). O objetivo é reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de assegurar o direito à cidade.
O projeto conta com intensa participação popular, com dinâmicas, oficinas e tomadas de decisão em conjunto. A principal intervenção do “Colorindo o Habitar” é a revitalização do escadão, único acesso para a maioria dos moradores do Esplanada. Está sendo feita a reconstrução de acesso às casas, a reforma dos degraus e a troca de manilhas, além de melhorias no saneamento básico.
A pintura do macromural foi coordenada pelo artista Stain. Além disso, oito painéis artísticos ao longo do escadão foram pintados pelos artistas Nathália Medina, Cadu, Aneg, Pekena Lumen, CND e Dorin.
Arte urbana
Ao longo de 2023, o projeto “É Nóis na Praça” concluiu intervenções artísticas na Praça Manoel Nunes, no bairro Santa Cruz e na Praça de Esportes e Lazer Arnaldo Roldão, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. Ao todo, 23 praças da cidade serão contempladas pelo projeto, que contou com emenda parlamentar do vereador Nilton Militão. As intervenções serão realizadas por três coletivos de artistas: Guará, Underground Crew e Jaguar.
A PJF lançou o edital “Acupuntura Urbana - Arte na Ponte”, iniciativa que levará arte para a Ponte Leopoldina, local de alto fluxo de pedestres e única ponte da cidade que homenageia uma figura feminina. A arte vai se estender pelo caminho até a Casa da Mulher, importante equipamento público voltado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O edital foi viabilizado com recurso de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut. A artista vencedora do edital, Gabi Lemos, realizará as intervenções na ponte. Já no caminho até a Casa da Mulher, as mulheres que participam da oficina de arteterapia da instituição auxiliarão na pintura.
Em dezembro, foram lançados outros três editais do Acupuntura Urbana para promover intervenções artísticas em espaços da cidade. A iniciativa é apoiada pelas vereadoras Cida Oliveira, Laiz Perrut e Tallia Sobral, que destinaram recursos para a arte, respectivamente, em escadões, faixas de pedestres e caminhos que levam às escolas.
O “Boniteza em Cores”, edital lançado pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), credenciou artistas locais para execução de murais e grafites em espaços públicos. Foram quatro projetos de intervenções artísticas durante o ano de 2023: no Aquabox – Alma Lavada, equipamento público dedicado à higiene pessoal e à dignidade humana, situado embaixo do viaduto Augusto Franco; na Empena do prédio da Prefeitura de Juiz de Fora; nos postes da Rua São João; e no muro lateral da UBS São Benedito, inaugurada em dezembro.
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Juiz de Fora Previdência (JFPrev); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).