A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou um material informativo sobre a presença da mulher no Sistema Único da Assistência Social (Suas). A iniciativa integra a campanha da PJF “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”, com a promoção de uma série de ações para discutir e promover o empoderamento feminino, para que ele se torne um paradigma das políticas públicas municipais.
As mulheres representam a maioria do público na política de assistência social, seja na execução da política (trabalhadoras), seja como usuárias dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais.
De acordo com o último Censo Suas de 2023, 79,85% do universo de trabalhadores da Assistência Social se compõe de mulheres, o que corresponde a 739 trabalhadoras. Já em relação à presença no Conselho de Assistência Social, elas representam 84,31% do total dos conselheiros.
Ao analisar as usuárias e beneficiárias, foi percebido novamente o protagonismo do público feminino. Em Juiz de fora, segundo os dados referentes ao mês de dezembro de 2023, temos 169.620 pessoas inscritas, sendo que as mulheres somam 99.971 cadastros. Das 76.528 famílias inscritas, as mulheres representantes do arranjo familiar somam 76,24%; ou seja, são 58.342 famílias em que as mulheres são representantes.
Para a secretária de Assistência Social, Malu Salim, o material construído pela SAS revelando dados com o papel feminino em destaque é fundamental para promover a cultura de respeito e de igualdade, garantindo que as mulheres sejam valorizadas em todas as esferas da vida. “É necessário continuarmos atuando pelo nosso protagonismo com direitos garantidos, autonomia e valorização”, pontuou.
Acesse o material completo sobre o protagonismo feminino na assistência social aqui