Nesta sexta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e para celebrar a data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá promover uma ação das 10h às 18h, em frente ao Cine-Theatro Central. A atividade “Nós Mulheres”, encabeçada pela Casa da Mulher “Maria da Conceição Lammoglia Jabour”, integra a campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”. Durante todo o dia, diversas atividades com vários parceiros estão programadas para atender o público feminino que passará pelo local.
As atividades terão início na tenda que será montada no espaço público, com uma aula de danças urbanas ministrada pelos professores da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Atrações culturais com a apresentação do Movimento Samba das Mulheres na Praça JF também integram a programação.
Além das orientações sobre os serviços e distribuição de materiais informativos da Casa da Mulher, da Controladoria Geral do Município, dos Creas e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Juiz de Fora, a OAB Mulher e o grupo Mulheres do Brasil irão prestar atendimento jurídico e informar sobre as legislações à favor das mulheres. Na área da saúde, estão confirmadas a presença de alunos da Faculdade de Enfermagem da Unopar e do projeto de extensão “Saúde na Casa” da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.
A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) preparou duas exposições fotográficas: “Meu Corpo Existe e Resiste” e mostra sobre histórias de mulheres migrantes internacionais que residem na cidade. Além do projeto Memória Viva, com escuta de trajetórias que contribuíram pela memória do município. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) levará atividades de colorir para crianças com distribuição de panfletos sobre a lei "Meu corpo não é coletivo".
A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) fará panfletagem sobre os tipos de violência contra mulher, assim como o Instituto Cirene Candanda. O Procon irá prestar atendimento às consumidoras, o Departamento de Saúde da Mulher fará uma abordagem sobre a oferta dos métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS e irá orientar sobre prevenção de câncer de mama. A Empav fará a distribuição de mudas de plantas medicinais e ornamentais.
Confira a programação do “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” aqui