O Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur/JF) abriu consulta pública nesta terça-feira para receber sugestões da sociedade civil e do trade turístico para definir os principais eixos do Plano Municipal de Turismo que é revisado a cada quatro anos. Os interessados em fazer sugestões podem acessar o formulário por meio do Instagram da Secretaria de Turismo (Setur) neste link.
Esta ação do Comtur é feita em parceria com a Setur e com o Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e terá a duração de 60 dias, finalizando em 12 de maio, para que a sociedade civil e o trade turístico possam se manifestar e opinar sobre a importância dos diferentes segmentos do setor em Juiz de Fora. Essas contribuições serão fundamentais para definir os principais eixos do Plano Municipal de Turismo, que serão priorizados para os próximos quatro anos, conforme estipulado pela Lei Nº 14.499, de 9 de agosto de 2022.
Para validação da participação, é necessário responder todo o formulário e se certificar de enviá-lo ao final da pesquisa. O resultado preliminar da consulta pública e o trabalho que vem sendo realizado pelo Comtur/JF será apresentado no dia 23 de abril, durante um evento no Ritz Hotel.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur/JF), Lucas Rosa, em 2020 foi lançado o Plano Municipal de Turismo, quando foram estabelecidos os segmentos prioritários do setor: negócios e eventos, compras, cultural e gastronômico, além dos segmentos potenciais como esportes e aventura, zona rural e turismo associado a serviços de saúde. Nesta consulta pública, o intuito é atualizar esses eixos e debater os próximos passos do turismo em Juiz de Fora, explicou Rosa.
O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo da Prefeitura de Juiz de Fora com o objetivo de fomentar, orientar e promover o desenvolvimento turístico do município, baseado em ações de planejamento e orientações, ampliando a participação da comunidade.