No último sábado, 20, a comunidade do bairro Grama e região pôde participar de uma ação socioeducativa na Praça Áureo Gomes Carneiro. A iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro II, em parceria com as equipes do Cras Nordeste e Rede Cidadã orientou as pessoas que passaram pelo espaço público sobre benefícios eventuais, cadastro e atualização de CadÚnico, além de oferecer atendimentos especializados com orientação jurídica, agendamentos e encaminhamentos para a rede de proteção social e intersetorial. Houve também confecção de currículos e encaminhamentos para oficinas de qualificação profissional e de formação para jovens aprendizes. Cerca de 80 pessoas foram atendidas.
Segundo a assistente social e supervisora do serviço, Lidiane Moura, o “Creas na Comunidade” da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tem o objetivo de facilitar o acesso e levar os serviços socioassistenciais aos moradores do território de referência da unidade. “Nossa intenção também é aproximar o Creas das comunidades oferecendo atendimentos a um maior número de pessoas, conscientizando-as sobre o que são violações de direito e levando a informação sobre os direitos sociais. A ação teve uma boa avaliação se considerarmos que foi a primeira versão do projeto. Além disso, a proposta é que o projeto abarque todas as regiões atendidas pelo Creas Centro II”, adiantou.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento da Assistência Social/PJF, responsável pelo atendimento de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça, vítimas de violência, maus-tratos, negligência, e/ou violação de direitos. É também um espaço de acolhida, de escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.