Nesta quarta-feira, 24, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou da Chamada Geral do Corpo de Bombeiros para apresentar os resultados das ações que visam a redução de riscos de desastres. A palestra foi ministrada pelo gerente do Departamento de gestão de desastres da Defesa Civil, Joviano Assis.
Durante a apresentação, foi destacado o alto índice de vistorias de prevenção e monitoramento realizadas nos últimos meses. Pela primeira vez na história da Defesa Civil, o número de vistorias preventivas ultrapassou o de vistorias de resposta durante o período chuvoso. Duas vezes por semana, essas vistorias acontecem de forma conjunta com o Corpo de Bombeiros.
Além disso, o trabalho integrado possibilitou uma atuação exemplar nas respostas às fortes chuvas. Como destaca Joviano Assis, o período chuvoso 2023/2024 foi marcado pelo fenômeno El Niño, que trouxe chuvas concentradas e mal distribuídas. “Diante dos desafios desse período chuvoso, o planejamento da Prefeitura de Juiz de Fora na coordenação do Plano de Contingência foi essencial. Trabalhando com organização e em conjunto, conseguimos atender com agilidade às demandas para retorno à normalidade”.
O gerente lembra, ainda, que nos dias em que foram registrados os maiores números de ocorrência,em fevereiro, a PJF montou a Sala de Situação Integrada em parceria com o Corpo de Bombeiros, o que permitiu otimizar o tempo de atendimento das ocorrências.