Nesta quinta-feira, 16, será instalada a segunda composteira na horta do Centro de Convivência São Pedro (CCSP). O espaço administrado pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou uma parceria há dois anos com o projeto Ciclo C da rede Enactus Brasil, financiada pela Fundação Cargill. A iniciativa desenvolve ações nas comunidades com temáticas como sustentabilidade, empreendedorismo, pessoas em situação de vulnerabilidade, visando o impacto positivo.
No Centro de Convivência do bairro São Pedro foi criada a “Trilha da Sustentabilidade”, um curso de seis módulos com o foco na educação e na conscientização ambiental de crianças e adolescentes. O objetivo é formar jovens com responsabilidade socioambiental que se responsabilizem pelo meio ambiente e busquem desenvolver, tanto individual como coletivamente, ações inovadoras e sustentáveis.
Com isso, foi construída uma horta no serviço de convivência, espaço importante para colocar a teoria em prática. São desenvolvidas atividades e discussões sobre os benefícios dos alimentos produzidos. A horta orgânica (sem agrotóxicos) produz para o consumo dos usuários, mas a expectativa é envolver a comunidade do entorno para ampliar a produção.
O projeto está na fase da compostagem (processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em adubo), por meio da consultoria prestada pela empresa Çarê Compostagem, que além da instalação da primeira composteira, promoveu capacitação para toda equipe sobre manejo.