Seguindo a programação de visitas guiadas do projeto “Caminhando pela História”, em comemoração aos 174 anos de Juiz de Fora, foi realizado nesta quinta-feira, 16, um passeio inédito ao projeto sociocultural "Colorindo Habitar", no morro do bairro Esplanada. Durante uma hora e meia, um grupo de moradores e turistas percorreu e conheceu o local com a supervisão da assessora da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Júlia Daibert, acompanhada por três moradoras do bairro que participaram ativamente da intervenção artística.
Durante o trajeto, os participantes conheceram o maior macro mural do Brasil, além das pinturas nos painéis internos, que capturam a essência da temática “Brasilidades”, refletindo a vivência e a cultura da comunidade, incluindo elementos como samba, futebol e harmonia. As obras que integram as fachadas de 90 residências em uma área de aproximadamente 15 km², impactam diretamente mais de 450 pessoas.
Cada viela recebeu um nome escolhido pela comunidade, incluindo "Lembranças Edivina", em homenagem a uma moradora da comunidade. Durante o passeio, houve uma pausa em um deck construído para apreciarem a vista de Juiz de Fora. O projeto "Colorindo Habitar" não só levou arte para a comunidade, mas também inspirou e conectou as pessoas por meio de sua expressão visual, com a colaboração de artistas locais, como Felipe Lourenço Rosa (Stain), residente do bairro Santa Cândida.
Segundo Júlia, o objetivo do projeto, conduzido pelo Programa Boniteza e coordenado pela Secretaria de Governo, foi fortalecer a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, e garantir o acesso dos moradores à cidade. Além de intervenções artísticas, a Prefeitura implementou melhorias no bairro, incluindo a reforma do escadão, entrada principal do Esplanada. Além de serviços de zeladoria, como capina, instalação de iluminação em LED, colocação de guarda-corpos e suportes para lixeiras.
Nesta sexta-feira, 17, será realizada uma visita ao Museu Mariano Procópio (Mapro). Já na segunda-feira, 20, o passeio será no Colégio Santa Catarina. Os ingressos gratuitos ficam disponíveis sete dias antes de cada evento. Os passeios do projeto “Caminhando pela História” são coordenados e realizados pela Secretaria de Turismo (Setur), contando nesta ação com o apoio da Secretaria de Governo, Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da cervejaria Hofbauer.
Confira a programação completa:
Colorindo o Habitar – morro do bairro Esplanada
Quinta-feira, dia 16
Início 14h30
20 ingressos
Museu Mariano Procópio
Sexta-feira, dia 17
Início: 14h
20 ingressos
Colégio Santa Catarina
Segunda-feira, dia 20
Início: 15h
20 ingressos
Para mais informações sobre as ações da Setur acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site