Nesta sexta-feira, 24, das 13h às 16h, ocorre mais uma edição do “Rede na Praça”, iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Vitorino Braga que reúne diversos serviços da rede para o atendimento à comunidade. A atividade será na Praça Teotônio Vilela e contará com orientações sobre direitos, acesso a benefícios sociais, atendimento em saúde entre os serviços oferecidos.
Por meio do equipamento da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe do Cras irá apresentar a rede enquanto um espaço de cuidado e de valorização para o cidadão, por meio dos serviços intersetoriais ofertados. A supervisora da unidade, Daniela Assis, destaca que a cada edição o “Rede na Praça” conta com mais parceiros. “O nosso objetivo é garantir o acesso a direitos para as famílias e indivíduos de forma integral e igualitária”, destacou.
A atividade integra o Maio Laranja que refere-se à Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Creas 2 fará uma blitz educativa no entorno do espaço público e a haverá apresentação da oficina de musicalização do Centro de Convivência São Benedito.
Nesta edição, o evento contará com a participação dos seguintes serviços:
Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Vitorino Braga;
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos;
Serviço Especializado em Abordagem Social e Centro Pop - ambos voltados para o atendimento às pessoas em situação de rua com o objetivo de promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos;
Fórum Pop Rua - movimento social da população em situação de rua;
Centro de Convivência São Benedito - oferta atividades de convivência e socialização nos territórios proporcionado trocas culturais e de vivência, com o intuito de fortalecer vínculos e prevenir situações de violação de direitos.
Centro Pop - tem por finalidade o atendimento especializado à população em situação de rua. O trabalho ocorre com a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais.
Casa da Mulher - serviço voltado para defesa dos direitos, o acolhimento, a orientação e a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica;
Escuta na Praça - coletivo de psicólogos e psicanalistas que atuam, voluntariamente, na Praça da Estação há cerca de 3 anos, realizando atendimentos gratuitos.