A equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria de Assistência Social (SAS), executado pela Amac, promoveu uma ação socioeducativa na terça-feira, 21, na Praça Antônio Carlos, região central de Juiz de Fora. Educadores sociais e equipe técnica apresentaram às pessoas que fazem da rua seu espaço de moradia e sobrevivência os serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que envolvem toda a rede para este público. De acordo com a equipe, a iniciativa promove impactos positivos para este público ao aproximá-los das ofertas oferecidas pelo município.
Foram atendidos 12 usuários, além da população geral.A iniciativa contou com a participação das equipes do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e da Central de Atendimento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) e foi voltada para apresentar os serviços da rede intersetorial (saúde, assistência e sistema de garantia de direitos), encaminhamento para regularização da documentação civil, para Casas de Passagens, para Defensoria Pública e para rede de saúde.
Sobre a Abordagem
O Serviço Especializado de Abordagem Social faz a identificação de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social relacionados à situação de rua. Promove um trabalho social planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança.
A equipe atua na perspectiva de suporte a estas pessoas através da oferta dos encaminhamentos a Casas de Passagem para pernoites e ao Centro POP, que oferta atividades durante o dia para convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando à superação da condição de rua. O serviço funciona todos os dias da semana, de 7h às 00h e pode ser acionado pelos telefones 3692-8233 e 99807-0719.