A primeira reunião do Sistema Municipal de Inovação de Juiz de Fora (SIMI JF) aconteceu nesta terça-feira, 21, no CrittWorking, no prédio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT/UFJF). O encontro contou com a presença de dezenas de representantes de instituições de ciência e tecnologia, startups, espaços de coworking, representação empresarial, defesa do meio ambiente e outros atores promotores de inovação no município.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ignacio Delgado, abriu a reunião com a apresentação das possibilidades que a Lei de Inovação traz para a cidade. Em seguida, foi anunciado o lançamento do site do SIMI, desenvolvido pelo assessor da PJF, Rafael Aquino, que irá ao ar em breve, com notícias sobre o ecossistema local de inovação, o cadastro dos diferentes atores que o compõem e os eventos e iniciativas que todos os componentes promovem em Juiz de Fora. Os trabalhos foram conduzidos pela analista do Sebrae MG, Daniella Fabri.
A criação do SIMI é prevista na Lei Municipal 14746, de dezembro de 2023, e regulamentada pelo Decreto 16448, de março de 2024. “O Sistema representa a promessa de uma articulação cada vez mais intensa daqueles que promovem a inovação no município. Trata-se de um espaço de aproximação entre esses diferentes atores para projetar iniciativas no sentido de fazer a economia de Juiz de Fora cada vez mais sustentável e inovadora”, destaca o secretário Ignacio Delgado.
O empresário e VP de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Celso Chapinotte, elogiou a iniciativa e condução da prefeita Margarida Salomão e do secretário Ignacio Delgado. “Considero que é a primeira vez que testemunho um processo muito bem organizado para estimular aquela que é uma das atividades mais determinantes para a nossa competitividade sustentável ao longo das próximas décadas. A inovação e a tecnologia, aliadas como instrumentos nas mãos de gente preparada e educada. Já temos um excelente capital humano e precisamos educá-lo e retê-lo na cidade. O SIMI é uma excelente iniciativa nessa direção.”
Para Arthur Avelar, da Associação dos Promotores de Inovação no Empreendimento Moinho, "a Lei criou a arquitetura e os alicerces, mas os benefícios para as empresas inovadoras e os resultados para a cidade não irão se concretizar magicamente. O Sistema de Inovação será tão bom quanto a participação e a colaboração dos atores do Ecossistema, é a melhor forma de fazê-lo funcionar."
A presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora, Flávia Gonzaga, destacou que esta será uma excelente oportunidade para movimentar toda a cadeia produtiva, aproximando a indústria de projetos, pesquisa e tecnologia. "Temos um enorme potencial em Juiz de Fora, mas falta a comunicação e a visibilidade necessária para que todos os nossos empreendedores utilizem os recursos que temos à disposição. O primeiro encontro do SIMI JF, com sua pauta abrangente e a participação ativa de diversos segmentos, marca um passo importante na busca por um ambiente mais inovador e colaborativo em Juiz de Fora”.
Guilherme Franklin Secchin, da Associação dos Lojistas da Rua São João, ressaltou que “o SIMI JF é de extrema importância para o ecossistema de inovação de Juiz de Fora. Nele serão possíveis as realizações de alianças entre empresas, startups, instituições de ensino, a Prefeitura de Juiz de Fora e a sociedade como um todo. Todos sendo beneficiados pela inovação aberta.”