No sábado, 25 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Adoção, e para marcar a importância da data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu uma caminhada e um piquenique na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar visibilidade ao tema. A iniciativa da organização da sociedade civil "Gerados em Amor" (grupo de apoio à adoção) contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Cerca de 60 pessoas participaram da atividade, entre representantes da sociedade civil, profissionais da SAS e da rede de atendimento, do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude. De acordo com Maria Cláudia Dutra, gerente da proteção especial da Secretaria de Assistência Social (SAS), a SAS tem trabalhado junto com os demais atores da rede no sentido de fortalecer e orientar pessoas interessadas na adoção “É o segundo evento que organizamos com este objetivo. Temos fortalecido a parceria com o Grupo Gerados em Amor, que recentemente se organizou como Organização da Sociedade Civil (OSC). O grupo é formado por pessoas que já adotaram e por outras que têm o desejo de adotar”, explicou.
Segundo dados da SAS, Juiz de Fora possui, atualmente,116 crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento da cidade e 15 no programa Família Acolhedora. A Prefeitura tem trabalhado para reduzir o tempo nas casas de acolhimento. Uma das alternativas é a Família Acolhedora, que tem o objetivo de acolher nos lares dos inscritos essas crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. O objetivo é promover uma atenção familiar mais individualizada com mais afeto, amor e orientação.