*Corrigida às 10h01
Entre os dias 4 e 9 de junho, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promove a Semana do Meio Ambiente. Neste ano, o tema é “Sustentabilidade e Meio Ambiente Urbano”. O objetivo é mostrar a importância de ações realizadas para ampliar a capacidade do município em lidar com desastres e para melhorar o ordenamento urbano.
Para apresentar o trabalho de organização do espaço urbano e de planejamento na atual gestão, a PJF realiza Mesa Redonda com o Tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente Urbano” na próxima quarta-feira, 5. O evento contará com a presença da prefeita Margarida Salomão e será realizado no auditório do prédio-sede da PJF, às 18h30.
Como destaca o secretário de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Raphael Ribeiro, a gestão da prefeita Margarida Salomão promove trabalho intersetorial voltado para melhorias urbanas que impactam diretamente na prevenção de desastres e na melhoria do aproveitamento do espaço público. “Há investimento em intervenções urbanas que mudam a vida das pessoas, resolvendo demandas de decádas”, afirma.
Com o objetivo de resolver de forma definitiva problemas históricos de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos, a PJF intensificou as medidas preventivas e está realizando uma série de obras de contenção e drenagem no município. Visando garantir a correta destinação de resíduos sólidos e o saneamento básico, a coleta seletiva foi ampliada no município, foi instituído o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis. Foram realizadas intervenções que ampliaram a capacidade de abastecimento de água do município e melhoraram o tratamento de esgoto.
Além disso, o espaço público utilizado pelas feiras e pelo comércio popular no centro foram organizados com diálogo e transparência, garantindo a mobilidade e a geração de renda. A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a valorização do direito à cidade. "Quando falamos em meio ambiente, temos que pensar de forma ampla. É o que fizemos. Portanto, nesta gestão priorizamos a prevenção e o planejamento para enfrentamento de desastres, trabalhamos muito na construção de planos de manejo para áreas verdes e também cumprimos o compromisso de organizar o uso do espaço público", explica.
A programação da Semana do Meio Ambiente terá também distribuição de mudas, coleta seletiva na Praça, exposição de arte urbana, palestra "O circo", oficinas lúdicas, dinâmicas com reciclagem e recolhimento de materiais eletrônicos. O encerramento acontece no domingo, 9, no Parque da Lajinha, com mais uma edição do “Domingo no Parque”. A ação contará com estandes expositivos com animais silvestres, animais peçonhentos, atividades lúdicas para crianças, recolhimento de sacolas plásticas e outras atividades. Além disso, a PJF participa de ações na 13ª Semana Integrada do Meio Ambiente, em que uma série de ações são realizadas voltadas para a educação e conscientização ambiental.
Veja a programação completa:
04/06 - Terça-Feira
10h | Em frente ao portão do Parque Estadual Mata do Krambeck, Avenida Brasil.
Blitz educativa com foco na prevenção de incêndios florestais
Realização: Instituto Estadual de Florestas (IEF)
05/06 - Quarta-feira
13h | Calçadão da Rua Halfeld
Distribuição de mudas aromáticas e exposição de sementes de árvores nativas da Mata Atlântica.
Apresentação musical de Tânia Bicalho sobre Educação Ambiental, Alimentar e Nutricional através da música
18h30 | Auditório do 1º andar da Prefeitura de Juiz de Fora
Mesa Redonda: Sustentabilidade e Meio Ambiente Urbano Apresentação das ações da Prefeitura de Juiz de Fora
06/06 - Quinta-feira
9h às 17h | Coleta Seletiva na Praça da Estação - DemlurbHaverá um ponto para recolher materiais recicláveis. A ação acontecerá em parceria com as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis conveniados com a PJF.
07/06 - Sexta-feira
às 9h | Bairro Eldorado
Operação Alerta Verde de prevenção de incêndios florestais no entorno do Parque Estadual Mata do Krambeck
Realização: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais
8 de junho - Sábado
9h às 12h | Praça Jeremias Garcia, Benfica
MRS - Projeto Circus Gerais
9h às 10h - Palestra " O circo"
10h às 12h - Oficina lúdica e recreativa: atividades circenses, para crianças e adolescentes (07 à 17 anos).
Nexa
- Dinâmica destinação correta de materiais para reciclagem;
- Recolhimento de materiais eletrônicos (cabos e eletrodomésticos sem utilidade, eletrônicos, latinhas de alumínio, entre outros);
Sesmaur
- Atividade lúdica para crianças;
- Distribuição de mudas aromáticas.
Defesa Civil/Secretaria de Governo
- Jogos interativos e experimentos.
9 de junho - Domingo
9h às 12h | Parque da Lajinha
- Encerramento da 13ª Semana Integrada de Meio Ambiente
Estandes: Sesmaur, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Cesama, Demlurb, Centro de Triagem de Animais Silvestres / Instituto Estadual de Florestas, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Universidade Federal de Juiz de Fora, ONG AMA JF, Arlelor Mittal, Nexa, Hiperrol Embalagens / Projeto Cidadão Consciente, Instituto Epros.
Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente da PJF é coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), com o envolvimento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Secretaria de Comunicação (Secom); Secretaria de Educação (SE); Secretaria de Governo (SG); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Cesama; Demlurb; Empav e Funalfa.
Também estão envolvidos o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; o Instituto Estadual de Florestas; a Polícia Militar do Meio Ambiente; Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais – CIEA/MG; e a Universidade Federal de Juiz de Fora e o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres. Além dos parceiros: ArcelorMittal; Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens; E-ambiental, Nexa, MRS Logística S.A, Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora, Instituto EPROS e Ibitipoca Off Road.