Com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta segunda, dia 3 de junho, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jóquei Clube I "Padre José Ernani Seimetz", na Rua José Basílio da Costa, 110. Durante a cerimônia, a ministra anunciou o credenciamento de mais 50 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), fazendo com que todas as UBSs da zona urbana do município funcionem em horário estendido. "A Atenção Primária é fundamental para acompanhar o cidadão e a cidadã em todo o seu processo de saúde, especialmente com essa nova política de financiamento nossa que permite o acolhimento de toda a classe trabalhadora, quando ela precisa", destacou a Ministra.
A inauguração da nova UBS Jóquei Clube I também foi marcada pelo anúncio da reforma das antigas instalações da unidade, que será a sede de um novo Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (CAPS IJ), para acolher demandas da Zona Norte de Juiz de Fora. Em entrevista coletiva, a prefeita Margarida Salomão celebrou a entrega dos presentes. "Assim que estiver reformado, teremos ali funcionando um CAPS, que também é uma aspiração histórica da cidade. Então, estamos comemorando dois gols".
Nova UBS Jóquei Clube I
A obra foi iniciada em 2016, esteve paralisada, e foi retomada em março de 2023, respondendo a uma demanda de mais de duas décadas da comunidade. A nova UBS Jóquei Clube I contará com quatro equipes de saúde da família completas, dentista e assistente social, e fornecerá cobertura para até 11 mil pessoas nos bairros Jóquei Clube I e parte do Barbosa Lage.
O valor total da obra é de R$ 1.854.282,20, e foi realizado com recursos municipais e com emenda parlamentar de Margarida, quando exerceu o mandato de deputada federal, no valor de R$1,5 milhão. ”Essa foi uma luta dura. Eu era deputada federal, estive muitas vezes aqui. Para usar uma expressão futebolística, no caso dessa UBS, eu, como deputada, cobrei o escanteio e, como prefeita, corri para cabecear".
A prefeita destacou, ainda, o esforço da gestão para garantir a extensão do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. “A ampliação da Estratégia Saúde da Família é fundamental. Não apenas isso, mas também o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde até à noite. Graças à luta de todos nós, temos postos de saúde funcionando até mais tarde. Essa vitória depende de que a gente consiga fortalecer, no Brasil inteiro, o Sistema Único de Saúde, que é o plano de saúde de todo brasileiro, e do qual nós podemos e devemos nos orgulhar. Viva o SUS e viva Juiz de Fora”.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a luta da comunidade e o trabalho de Margarida enquanto deputada e prefeita. “Como disse a prefeita, esse é um gol da comunidade, ao lado da Margarida e de todos que fizeram o sonho dessa UBS se tornar realidade”.
O secretário de Saúde, Ivan Chebli, também celebrou os avanços no município. “A Prefeitura de Juiz de Fora já implantou 77 novas equipes de saúde da família em um período de menos de um ano, e vai implantar mais 50 equipes. Fizemos concurso de Agente Comunitário de Saúde para incorporação de mais 250 Agentes. Ou seja, uma revolução que trará muitos frutos”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, José Márcio “Garotinho”, “a cidade precisa disso, que a gente tenha equipamentos e investimento, para que cada vez mais possamos garantir qualidade de vida da nossa cidade. Parabéns prefeita e obrigado ministra”.
A líder comunitária, Veridiana Rodrigues, a “Baiana”, ressaltou a luta pela construção da Unidade. “To aqui no Jóquei I desde 1971, um maravilhoso acolhimento nessa comunidade. Quero agradecer a nossa querida prefeita Margarida, porque só ela mesmo, foram 56 anos lutando para conseguir essa UBS”.
Segundo Jorge Ramos, presidente do Conselho Municipal de Saúde, “estive aqui e uma pessoa da comunidade falou que não acreditava mais e eu falei 'calma, que vai acontecer'. O tempo passou e hoje nós estamos aqui na inauguração. Parabéns a todos”.
A nova estrutura terá amplo espaço na sala de espera, seis consultórios médicos amplos, três consultórios odontológicos e dois consultórios ginecológicos com sanitários, totalizando 11 consultórios para ofertar o melhor atendimento para a população.
Além disso, a estrutura contempla salas de procedimentos e curativos e para os agentes comunitários de saúde, além de ampla sala de vacinas. Conta, ainda, com banheiros completos para o usuário e para os funcionários da unidade e área para ambulância.