O projeto “Caminhando pela História” lançou uma programação especial de visitas guiadas a diversos pontos turísticos relacionados ao desenvolvimento de Juiz de Fora. Os passeios serão realizados entre os dias 17 e 25 deste mês, em comemoração aos 174 anos da cidade. Serão cinco dias de programação, incluindo visitas a museus, cervejarias, teatros e arquitetura urbana. Cada passeio oferecerá 20 vagas gratuitas, com inscrições disponíveis na plataforma Sympla sete dias antes de cada visita.
Um dos destaques da programação será um passeio interno à fábrica da centenária cerveja Hofbauer, que despertou a curiosidade do público na 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro. A cerveja é produzida pelo padre Jonas no convento da Igreja de Nossa Senhora da Glória, fundada por religiosos holandeses da Congregação Redentorista no final do século XIX. Atualmente, a Hofbauer é a única cervejaria totalmente artesanal em operação no Brasil e possivelmente na América Latina, mantendo os padrões e receitas originais.
Outra novidade será o passeio pelo morro do bairro Esplanada, onde será apresentado o projeto "Colorindo o Habitar". Este é o primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora, onde as fachadas de 90 casas em uma área de aproximadamente 15 km² estão pintadas, formando um macro mural. A visita será guiada pela assessora da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Júlia Daibert, acompanhada por três moradoras da comunidade. O "Colorindo o Habitar" é uma ação sociocultural realizada pelo Programa Boniteza, coordenado pela Segov.
Também está programada uma visita ao primeiro museu de Minas Gerais, o Museu Mariano Procópio (Mapro), que preserva um dos acervos mais importantes do Brasil dos séculos XVIII, XIX e XX. Durante o passeio será realizada apresentação das exposições “Juiz de Fora: cidade sensível, cidade visível”, “Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação” e “Fios de Memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio”.
Além disso, haverá um passeio a marcos turísticos e históricos de Juiz de Fora, incluindo a praça da Estação, o prédio da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, a entidade mais antiga de Minas Gerais e a quarta do Brasil, e o Mercado Municipal. Como o mercado está em reforma, haverá uma contextualização histórica em frente ao complexo Bernardo Mascarenhas, e o público será direcionado para a tenda provisória do Mercado Municipal.
O roteiro também contará com um passeio especial com um grupo de idosas ligadas ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Acompanhadas do historiador Roberto Dilly, elas vão conhecer o Museu do Crédito Real, que preserva a história do primeiro banco mineiro fundado na época do Império. O local mantém documentos históricos reunidos desde a abertura do Banco de Crédito Real e inclui uma edificação tombada pelo patrimônio histórico em 2005.
As visitas do projeto "Caminhando pela História" são coordenadas pela Secretaria de Turismo (Setur), com a parceria das secretarias de Governo; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Assistência Social; da Fundação Alfredo Ferreira Lage; da cervejaria Hofbauer e do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Cras).
Confira a programação:
Dia 17, segunda-feira - Centro Histórico de Juiz de Fora
Início: 15h
20 participantes
Ponto de encontro: Praça da Estação
Dia 19, quarta-feira – Museu do Crédito Real
Início: 10h
Ponto de encontro: Museu do Crédito Real
Centro de Convivência da Pessoa Idosa
Dia 20, quinta-feira – Igreja da Glória e Cervejaria Hofbauer
Início às 15h
20 participantes
Ponto de encontro: Igreja de Nossa Senhora da Glória
Dia 21, sexta-feira – Museu Mariano Procópio
Início: 15h
20 participantes
Ponto de encontro: Museu Mariano Procópio - Rua Dom Pedro II, 350
Inscrição
Dia 25, terça-feira – Projeto “Colorindo Habitar”
Início: 14h30
20 participantes
Ponto de encontro: entrada principal do escadão do Bairro Esplanada, na Rua Professor Walquírio Seixas de Faria, próximo ao número 610.
Inscrição
Para mais informações sobre as ações da Setur acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site