A equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria de Assistência Social (SAS), executado pela Amac, promoveu uma ação socioeducativa na manhã desta quarta-feira, 12, na Praça da Estação, região central de Juiz de Fora. Educadores sociais e equipe técnica apresentaram às pessoas que fazem da rua seu espaço de moradia e sobrevivência os serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que envolvem toda a rede para este público. De acordo com a equipe, a iniciativa promove impactos positivos para este público ao aproximá-los das ofertas oferecidas pelo município.
A atividade contou com o Centro Pop, a Casa de Passagem Recomeço e a Casa de Passagem Santa Tereza. A parceria promoveu aproximadamente 28 atendimentos a pessoas adultas em situação de rua e cinco encaminhamentos para acolhimento 24h. Tais ofertas foram realizadas na tenda montada e na região dos entornos da Praça. A ação proporcionou inserção na cultura através da música e conscientização dos direitos dos cidadãos em situação de rua.
Sobre a Abordagem
O Serviço Especializado de Abordagem Social faz a identificação de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social relacionados à situação de rua. Promove um trabalho social planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança.
A equipe atua na perspectiva de suporte a estas pessoas através da oferta dos encaminhamentos a Casas de Passagem para pernoites e ao Centro POP, que oferta atividades durante o dia para convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando à superação da condição de rua. O serviço funciona todos os dias da semana, de 7h às 00h e pode ser acionado pelos telefones 3692-8233 e 99807-0719.