A Guarda Municipal acaba de apresentar balanço dos atendimentos realizados entre janeiro e maio de 2024. No período, o órgão fez 6.795 registros de atuação. Destes, 4.149, ou seja, 61% das ações realizadas, se referem ao trabalho de rondas e patrulhamentos preventivos em vias e espaços públicos do município. Os apoios a outros órgãos da administração municipal totalizaram 1122 empenhos.
Chama a atenção o aumento deste tipo de atividade no último mês. Até abril, uma média de 152 atendimentos eram efetivados. Já em maio, os números saltaram para 512 ações de apoio. Um aumento de 236,8% na demanda pela presença das equipes junto aos setores e servidores da PJF.
Além dos dois principais focos de atuação da Guarda, a corporação ainda levou o trabalho de proteção preventiva a diversos eventos realizados no mês de maio na cidade. Desde a ação social do dia do Trabalhador na Praça Antônio Carlos, passando pela segurança em eventos esportivos no Estádio e no Ginásio Municipal, apoio ao trânsito em procissões e na Missa do Impossível, Festa da Família no 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), Festa Country, Baile da Cidade, Festa da Cerveja
até chegar aos torneios leiteiros na zona rural.
Órgão de segurança pública, sob gestão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a Guarda possui entre suas funções de proteção preventiva municipal a competência de apoio a outros órgãos de segurança e a setores da Prefeitura, conforme estabelecido da lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). Tratam-se de empenhos que priorizam a garantia da integridade física de servidores em seus postos de trabalho, bem como as condições para que estes possam cumprir suas funções e os usuários dos serviços municipais tenham atendimento em suas necessidades.
Para a comandante da Guarda Municipal, Elaine Maria Silva, a crescente atuação se deve tanto ao aumento das demandas, quanto ao papel cidadão da corporação, que se faz presente como um órgão garantidor de direitos à população. “Quando a Guarda Municipal está nas ruas ou em qualquer serviço da Prefeitura, sua missão é proporcionar um ambiente que permita condições de acesso para quem busca os equipamentos públicos e demais direitos, sendo o primeiro deles a tranquilidade de transitar, de ir e vir com segurança, exercendo sua cidadania e liberdades públicas. Desta forma, fazemos um esforço gerencial para cumprir a função constitucional da Guarda de servir ao município, apoiando as mais diferentes ações da Prefeitura, para a proteção de servidores e da comunidade”, apontou.
Os dados do balanço apresentado pela Guarda Municipal são do relatório gerencial gerado a partir do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), à qual Juiz de Fora fez adesão em agosto de 2022. Todas as atividades que requerem o emprego operacional da Guarda Municipal são integralmente registradas, mensuradas e geridas pelo sistema, sejam patrulhamentos e apoios, previstos em plano de trabalho, acionamentos ou atendimentos de ocorrências realizados pela corporação.