O Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, Centro, foi o equipamento cultural escolhido para a primeira etapa da edição 2024 do Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira (Sarancine). Dentro da proposta de expandir as ações do evento, o Paschoal sediará a abertura oficial do festival, nesta sexta-feira, 20, às 18h30, além de diversas exibições de filmes, show e debates, até o domingo, 23. A segunda etapa da programação acontece no Distrito de Sarandira, nos dias 28, 29 e 30 deste mês. Gratuita e livre para todos os públicos, a programação dos dois dias pode ser conferida em anexo.
Promovido pela produtora Carabina Cultural, o Festival Sarancine tem como objetivo debater a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a gastronomia socioambiental. Neste ano, a iniciativa é viabilizada com patrocínio do Edital Murilão, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), com apoio também do Edital de Fomento a Projetos Turísticos 2024, da Secretaria de Turismo (Setur).
Conforme a coordenadora do festival, Suzana Markus, desde a primeira edição presencial do evento, que, até então, era realizado integralmente em Sarandira, houve entendimento da necessidade de ampliar o acesso aos filmes e aos debates. “Essa oportunidade de trazermos o festival também para o Centro de Juiz de Fora permite ampliar o público e alcançar o que sempre foi nosso objetivo principal: provocar e incentivar o debate ambiental na região.
Neste ano, foram inscritos 119 filmes de vinte estados brasileiros. “São produções que trazem temas amplos, como a necessidade de preservação da cultura e das línguas indígenas, a poluição dos rios, as tragédias das mineradoras em Minas Gerais, reciclagem, desmatamento, queimadas e dramas ambientais”, antecipa o cineasta Carlos Canela, co-diretor do Sarancine.
Os filmes selecionados serão colocados em votação nas categorias Melhor Filme pelo Júri Oficial e Melhor Filme pelo Júri Popular. Os vencedores receberão certificado digital de premiação e um troféu por categoria.
Em Sarandira
A edição 2024 do Sarancine será retomado no dia 28, no Distrito de Sarandira, com uma programação diversificada, que inclui exibição de filmes, debates, oficinas, feira gastronômica e intervenções artísticas. Estão programados shows com Dudu Lima e com as bandas Serafins e Blues Box Street Band, entre outras atrações.