A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou a exposição “Boniteza: Arte na Rua” nesta terça-feira, 18, reunindo as intervenções artísticas realizadas pelo Programa Boniteza. A exposição é uma iniciativa da Secretaria de Governo (SG) e estará no Espaço Cidade até o dia 6 de julho.
Fotografias retratam os espaços coloridos e renovados pelo Programa Boniteza nos projetos Colorindo o Habitar, É Nóis na Praça, Boniteza em Cores, Caminhos das Artes Urbanas, Acupuntura Urbana e Fuxico na Árvore. As imagens são do fotógrafo Fernando Itaborahy. A exposição também traz quadros interativos com os conceitos das obras executadas e um espaço específico para crianças desenvolverem o contato com a arte. Durante a inauguração, os artistas responsáveis pelas intervenções nas ruas coloriram uma tela em branco ao vivo, que também compõe a exposição.
A prefeita Margarida Salomão ressaltou o papel da arte e do Programa Boniteza para a cidadania. “Nós estamos fazendo não apenas uma intervenção, mas uma declaração política que a cidade que nós merecemos é uma cidade cheia de beleza, de alma, de cor e de vida.”
A secretária de Governo Cidinha Louzada destacou o compromisso político de investir no direito à cidade e na arte. “Com muita coragem, a gente colocou em prática projetos inovadores e todos contaram com participação popular. Trabalhar com jovens foi essencial para que tivéssemos essa visão e o diálogo com a população fez com que todas as iniciativas fossem executadas da forma que fizesse mais sentido para as comunidades”, explica. A secretária lembrou, ainda, que o primeiro projeto de intervenção artística no espaço urbano foi nos abrigos pontos de ônibus.
As intervenções presentes na ‘exposição “Boniteza: Arte na Rua” são de autoria dos seguintes artistas: Gabriel Conduta; Fernanda Pekena Lumen; Gabriela Gart; Nathália Medina; Dorin Garffiti; Mariana Macêdo; Mari Tenório; André Aneg; Cadu Gloobmund; e Sofia Assis. A artista Fernanda Pekena Lumen reforçou a diferença que o apoio do poder público faz na arte de rua: “Quem é das antigas da arte urbana sabe o quanto a gente lutou para simplesmente ser aceito, é uma longa história e envolve muita gente. Ver o poder público dar oportunidade para a gente se firmar enquanto artista é incrível, porque a gente teve apoio financeiro, pôde estar na rua e pôde experimentar novas formas de arte.”
A exposição está no Espaço Cidade, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 2234 - Centro, ao lado do Parque Halfeld. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h.
Foto: Maria Thereza Lopes