O primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora, considerado um dos maiores macromurais do Brasil, no bairro Esplanada, será visitado pelo projeto "Caminhando pela História" nesta terça-feira, dia 25, às 14h30. Os interessados já podem retirar os ingressos gratuitos na plataforma Sympla. O ponto de encontro será na entrada principal do escadão, localizado na rua Professor Walquírio Seixas de Faria, próximo ao número 610. Para quem utilizar transporte público, as linhas 611 e 612 (Esplanada) passam próximo ao local.
Durante o passeio, moradores da comunidade, que participaram de todas as etapas do projeto, desde a concepção da arte até a execução das atividades, explicarão o processo artístico coordenado pelo artista juiz-forano Felipe Lourenço Rosa, mais conhecido como Stain, que atua há 15 anos na comunidade.
Também serão apresentados os painéis internos com a temática "Brasilidades", representando a identidade dos moradores para evidenciar a cultura local. Na viela "Lembranças Edivina", nome escolhido em homenagem a uma residente local, foi construído um deck onde haverá uma pausa para apreciar a vista da cidade. Ao final, Marley Rodrigues, músico do Esplanada, apresentará a canção que compôs em homenagem ao projeto "Colorindo o Habitar".
O projeto “Colorindo o Habitar”, foi idealizado pelo Programa Boniteza e coordenado pela Secretaria de Governo, teve como objetivo reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de garantir o direito à cidade. Além das intervenções artísticas, a prefeitura implementou melhorias no bairro, incluindo a reforma do escadão, serviços de zeladoria como capina, instalação de iluminação em LED, colocação de guarda-corpos e suportes para lixeiras.
Os passeios do projeto "Caminhando pela História" são coordenados pela Secretaria de Turismo (Setur). Na comemoração dos 174 anos de Juiz de Fora, as ações contaram com a parceria de diversas secretarias e instituições locais, incluindo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Assistência Social; Fundação Alfredo Ferreira Lage; Cine-Theatro Central; Cervejaria Hofbauer e Centro de Convivência da Pessoa Idosa.