A partir desta terça-feira, 2, as cooperativas da Agricultura Familiar de Juiz de Fora, classificadas na Chamada Pública do Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o Comida Boa, iniciam o fornecimento de alimentos no Restaurante Popular. No total, as cooperativas fornecerão mais de 27 toneladas de alimentos durante o período de 12 meses. Entre os itens estão verduras, legumes, frutas e ovos.
Pela primeira vez, esses itens irão compor o cardápio diário do Restaurante Popular, que atualmente serve aproximadamente 1.000 refeições de segunda a sexta-feira, e cerca de 400 durante o final de semana e feriados.
Para o nutricionista do Restaurante Popular, Henrique Coutinho “oferecer alimentação com alimentos da agricultura familiar é cuidar da saúde de quem se alimenta aqui com o consumo de verduras, legumes e frutas frescas, saudáveis, e em paralelo, cuida do meio ambiente e ainda é garantia de renda aos agricultores que estão fornecendo”.
O Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o "Comida Boa", foi criado pelo decreto N.º 14.478 - de 13 de abril de 2021. Além disso, pela Lei nº 14.422, foi instituída a Política Municipal de aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Com o Comida Boa, a PJF pode comprar alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório.