O projeto “Caminhando pela História” da Secretaria de Turismo (Setur) promoveu visitas guiadas e degustação em duas cervejarias artesanais de Juiz de Fora na última semana. A Cervejaria Gavioli sediou o tour da quinta-feira, 17, e a Cervejaria Hofbauer o da sexta-feira, 18. Ao todo, 23 pessoas participaram das visitas.
A visita à Cervejaria Gavioli foi conduzida pelo mestre cervejeiro Thales Gavioli, que mostrou as etapas da produção das bebidas fermentadas. A Gavioli começou como cervejaria cigana em 2017 e consolidou a própria fábrica em 2019, sempre mantendo a tradição da receita de família. Depois de conhecer a fábrica, os visitantes conheceram os sabores das diversas bebidas no momento da degustação.
Já a visita à Hofbauer foi guiada pelo padre Jonas Pacheco, que contou detalhes sobre a tradição de produzir cervejas nos conventos, costume herdado dos missionários holandeses que chegaram na cidade no final do século 19, enquanto mostrava a estrutura de fabricação da cerveja mais abençoada de Juiz de Fora. Ao final do tour, os visitantes puderam degustar algumas das produções artesanais da Hofbauer, incluindo a receita original que segue a mesma desde a fundação do convento.
Nesta semana, o “Caminhando pela História” segue com visitação guiada por mais duas cervejarias. As vagas são limitadas a 20 pessoas por visita e os ingressos são gratuitos.
Confira a programação:
Cervejaria Bravo Beer
24 de outubro, às 15h
Estrada Engenheiro Gentil Forn, 1690 - Jardim Glória
Cervejaria Carioca do Brejo
25 de outubro às 15h
Avenida Senhor dos Passos, 2107 - São Pedro