O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) teve nesta terça, 4, o sexto encontro da edição de 2024 abordando os “aspectos sociais e antropológicos da aposentadoria” e “saúde, envelhecimento e qualidade de vida”. O encontro, realizado na sala multimeios do Museu Ferroviário, foi conduzido pelo médico do Departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da SRH, Raimundo Lelis Filho, e pelo gerontólogo José Anísio da Silva, o Pitico.
José Anísio, aposentado da PJF e que esteve na primeira turma do PPAP, reforçou a ideia das conexões sociais saudáveis como uma característica da longevidade. Anísio apresentou pequenos pontos para conseguir ter planos para o momento de aposentadoria, deixando claro que é necessário ter o projeto de vida no seu campo de interesse, de acordo com o seu desejo, levando o público a refletir por meio de perguntas.
Durante a palestra, Raimundo apontou a importância da atividade física, estratégias para uma rotina ativa, prevenção de doenças crônicas, alimentação adequada, cuidados com a saúde mental e a manutenção de atividades sociais. Para Raimundo, “ter momentos como esse é de suma importância. As empresas estão começando a perceber a necessidade de cuidar da saúde mental dos colaboradores, e ter momentos de reflexão e de preparo para aposentadoria é uma forma de se trabalhar.”
O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP) é coordenado pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do Departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O objetivo é propiciar ao servidor um espaço de reflexão para o planejamento de sua aposentadoria. A previsão é que sejam realizados encontros presenciais até dezembro.