NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 6/11/2024 - 16:08
Imersão artístico-sensorial destaca a importância dos tecidos nas cerimônias dos cultos de matriz africana
O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado na Avenida Getúlio Vargas, 200, no Centro, será palco da mostra “Manto Sagrado - Manto de Axé”, da artista Mariana de Andrade e do artista Rodrigo Dias, que destaca a relevância dos tecidos nas cerimônias de matriz africana por meio de uma imersão sensorial. A abertura acontece nesta quinta-feira, 7, na galeria “Narcisse Szymanowski”, às 19h, com exibição única do documentário com o mesmo nome na sala de projeção. A imersão segue em cartaz até o dia 6 de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Através de uma “caixa imersiva”, a imersão pretende conduzir o espectador em uma jornada sensorial que intercala elementos têxteis a estímulos táteis, auditivos, olfativos e visuais. A proposta se fundamenta nas forças da natureza, expressas pelos quatro elementos, simbolizando a conexão profunda entre matéria e energia, características intrínsecas aos rituais das religiões de matriz africana.
“Queremos mostrar como esses elementos são repletos de simbologias e significados e como essa importância se reforça nas cerimônias dos terreiros, reafirmando-os como centros de resistência não apenas religiosa, mas também cultural. Paralelamente à imersão, será disponibilizado o documentário de mesmo nome, que dá voz a seis pessoas negras pertencentes a religiões de matriz africana”, explica a artista Mariana Andrade.
Financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes, por meio do edital Quilombagens, o projeto “Manto Sagrado – Manto de Axé” integra a agenda do Novembro Negro, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, e é produzido pela Caramuru Produtora Artística e Cultural.
Serviço
Local : Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) - Av. Getúlio Vargas, 200, Centro.
Abertura : 7 de novembro, quinta-feira, às 19h
Documentário : Exibição às 20h30
Período : 7 de novembro a 6 de dezembro
Entrada : Gratuita, com classificação livre. Conteúdos textuais disponíveis em Braille.
IMPRIMIR