Nesta quarta-feira, 6, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora participou do simulado de emergência do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), em conjunto com diversos órgãos e empresas que integram o PAM.
Coordenado pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pela MRS Logística S.A., o simulado aconteceu na Estação Ferroviária de Dias Tavares. No cenário, um veículo que transportava nove pessoas foi atingido pela locomotiva da MRS que transportava produtos inflamáveis, sendo necessária a presença de diversos órgãos durante o teste, como parte do exercício, dentre eles a própria Defesa Civil, SAMU, Nexa, ArcelorMittall, Cesama, e outros.
De acordo com o assessor da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, Gabriel Felipe Martins, o simulado é uma ação inovadora, pois “oferece a oportunidade de trocar experiências e ampliar a formação das instituições. Além disso, visa elaborar protocolos de atendimento que atendam as necessidades das instituições que possuem suas especificidades”.
O PAM é uma associação voluntária composta por empresas do setor público e privadas e demais órgãos municipais e estaduais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência. O objetivo é trazer maior segurança aos funcionários e à população do entorno, e viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil, a fim de diminuir prejuízos e danos.