NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 7/11/2024 - 10:18
Programa Cultural Murilo Mendes: Escritor Tomaz Guimarães lança livro “FOZ” nesta sexta, 8
Nesta sexta-feira, 8, o escritor Tomaz Guimarães lança seu primeiro livro, “FOZ”, financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes, em evento às 18h na Cafeteria Bom Brasileiro, localizado na Rua Marechal Deodoro, 920, Centro. Além da versão impressa, a obra contará com uma edição acessível em audiolivro com audiodescrição, produzida pela audiodescritora Laís Cerqueira, e disponível gratuitamente para pessoas cegas ou com baixa visão. A entrada é gratuita, com apresentações musicais de Alice Santiago e Renato da Lapa.
Como parte das atividades culturais, Tomaz oferecerá também uma oficina gratuita de ilustração em parceria com a Funalfa, na Praça CEU, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 5899, Benfica, das 9h às 10h30. A oficina é voltada a jovens e adultos que desejam explorar a expressão artística nas artes plásticas, destacando oportunidades de carreira e conexões com a literatura, moda, cinema e outras áreas criativas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.
“FOZ” é uma obra poética que percorre as profundezas das emoções e das relações humanas, usando a metáfora de um rio em busca do mar para abordar temas de autoconhecimento e transformação. Em seu percurso, o rio reflete sobre experiências e mudanças, enquanto flui em direção ao oceano, que simboliza o amor. A fluidez da água expressa o movimento da vida e dos sentimentos, incluindo momentos de incerteza, dor e redenção. Com ilustrações em aquarela de Maria Gabriela Rodrigues, o livro convida o leitor a refletir sobre suas vulnerabilidades e o ciclo constante de crescimento pessoal.
Segundo Tomaz Guimarães, o poema que inspirou “FOZ” surgiu durante uma meditação. “Coincidência ou não, eu havia lido recentemente, “O Paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe. A ideia do poema nasceu do impulso do apaixonamento e trouxe uma avalanche de reflexões. Brincar com a metáfora da água foi natural, pois, ao pensar no amor, identifico-me com a ingenuidade deste rio, que acredita poder se diferenciar do lago, da chuva ou do oceano,” destaca o autor.
A publicação de “FOZ” é financiada pelo edital Murilão, parte do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
IMPRIMIR