Os assistidos do Centro Pop, equipamento da Secretaria de Assistência Social (SAS), que presta o atendimento especializado à população em situação de rua com a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais participaram de uma atividade nesta quinta-feira, 7, que integra a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.
Os usuários do espaço participaram de uma roda de conversa com o psicólogo, André Santiago, sobre defesa de direitos humanos e acesso à saúde. Na ocasião, foi apresentado o documentário Yato, que retratou casos de preconceito, discriminação e luta por direitos dos homens em situação de rua.
Os assistidos aprovaram a iniciativa e contribuíram com relatos de situações de preconceito vividas por eles. Para a supervisora do espaço, Deise Lopes, esses debates são necessários para que as pessoas em situação de rua saibam como lidar diante de situações de afronta aos seus direitos”.
Sobre o Centro Pop
Toda pessoa em situação de rua pode buscar pelo atendimento no Centro Pop. Ao compreender a complexidade e a dimensão social da situação de rua, a SAS oferece serviços de acolhida e escuta qualificada através de uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos.
O Centro Pop, também, oferece:
- Orientação para acesso a documentação pessoal;
- Cuidados de higiene, vestuário e alimentação;
- Encaminhamento para serviços destinados ao atendimento da população em situação de rua;
- Identificação para encaminhamento para programas de transferência de renda;
- Promoção de acesso à rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva.
O equipamento funciona na Avenida 7 de Setembro, 1431, Costa Carvalho, das 7h30 às 18h. Contato pelo telefone 2104-8013