O Centro de Convivência São Benedito, equipamento da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta segunda-feira, 11, diversas atividades para desenvolver o tema sobre a consciência negra.
Contação de histórias com a vivência do povo negro, rodas de conversa, brincadeiras africanas, exposição de objetos com referências que contribuem para marcar a riqueza da diversidade do povo negro, educandos que fizeram parte do espaço trançando as crianças, roda de capoeira em parceria com o “Programa Gente em Primeiro lugar” foram algumas das atividades. Para encerrar a manhã, um almoço tipicamente africano.
Segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Fabi Reis Oliveira, é importante estimular a reflexão e a discussão sobre o combate ao racismo estrutural na sociedade. “Nunca é sobre um, mas sim sobre todos”.
Para Fabi, o objetivo foi alcançado quando as crianças tornam-se multiplicadoras do respeito à igualdade racial. É o caso de Eloah, 8 anos, que fez um balanço das atividades. “Respeitem as mulheres negras e todas as pessoas pretas, porque somos importantes. O meu cabelo e a minha cor são lindas”.