Imagine aquela noite agradável, o som envolvente do samba ecoando pelas praças e a energia vibrante da gafieira contagiando a todos. Este é o espírito da Gafieira do Galo, que acontece no dia 13 de novembro, às 20h30, na Praça Antônio Carlos (PAC); seguido do dia 29 de novembro, às 17h30, na Praça da Estação; e, por último, dia 13 de dezembro, às 18h, na PAC. Um aulão de samba de gafieira antecede cada apresentação musical, conduzido pela professora de dança de salão Silvana Marques. A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.
Alexandre Pereira, cantor idealizador do projeto, afirma que “o evento mescla música e dança num show de samba, criando uma experiência que promete envolver todos os sentidos”. O repertório musical homenageia grandes nomes da música brasileira, com destaque para compositores locais, como Geraldo Pereira, Armando Aguiar (Mamão) e Roger Resende. Uma verdadeira viagem no tempo, mesclando tradição e modernidade.
Todas as apresentações contarão com interpretação em libras e também estarão disponíveis nas praças banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, o grupo fará uma apresentação especial para os residentes da Casa de Repouso Abrigo Santa Helena, levando alegria e cultura para quem precisa.
A Gafieira do Galo vai além do palco. A ideia é democratizar o acesso à cultura, promovendo a inclusão social através de eventos gratuitos e acessíveis a todos. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora e a Funalfa, através do Programa Cultural Murilo Mendes, por meio do edital Murilão.