Bem Cultural Imaterial de Juiz de Fora, por seu valor histórico e cultural que envolve sua tradição, divulgando a cultura negra através de suas composições, o Batuque Afro-Brasileiro Nelson Silva se apresenta no Museu Mariano Procópio nesta quinta-feira, 14, a partir das 18h. O acesso ao evento será pela Rua Dom Pedro II, 350, a partir das 17h30. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
A apresentação abre as atividades do Novembro Negro no Museu Mariano Procópio e também faz parte da 8ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, uma ação do Governo de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), que tem como objetivo incentivar novas atividades, dar visibilidade a elas e formar novos públicos, de modo que o atendimento seja expandido.
O grupo, criado em 1964 pelo compositor Nelson Silva, reúne ritmo, dança, composição, arte, cultura e resistência, mantendo repertório próprio, com composições com batuques, sambas, arranjos e maculelês. Ao cantar as dificuldades e as esperanças dos antepassados, os integrantes do grupo entoam suas próprias lutas, mantendo vivo o compromisso de preservar as tradições.