Nesta terça-feira, 12, o Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) retornou à Escola Municipal Santos Dumont para dar continuidade às atividades com os alunos do nono ano, que integram o grêmio estudantil do colégio. A iniciativa visa promover a conscientização sobre bullying e racismo, temas essenciais para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Durante a visita, a guarda municipal Medeiros e sua equipe apresentaram aos alunos as propostas que foram sugeridas por eles no encontro anterior. Os estudantes debateram as iniciativas que serão compartilhadas nas dez turmas da escola e, na próxima visita do projeto, terão a oportunidade de apresentar essas propostas, fortalecendo assim seu papel como multiplicadores do conhecimento adquirido.
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. O Gape já vem atuando no combate ao racismo nas escolas, reconhecendo que racismo e bullying estão frequentemente interligados. O relato de Gabriel Felipe dos Santos Martins, um dos alunos participantes, destaca a relevância do Gape no enfrentamento do racismo e do bullying. Gabriel compartilhou sua experiência pessoal, enfatizando que muitos alunos negros enfrentam situações de discriminação nas escolas. "Já vi alunos chorando, aos cantos, por causa de racismo. Eu já chorei por causa de racismo, porque já sofri com isso. Então, acho que trazer o projeto aqui para a escola é muito importante, pois ajuda a combater o racismo nas salas e também o bullying", concluiu.
Em 2023, foi promulgada a Lei 14.532, que incluiu a injúria racial na Lei de Crimes Raciais, e em 2024; a Lei nº 14.811/2024, que criminaliza o bullying e o cyberbullying, estabelecendo medidas de proteção para crianças e adolescentes. O Gape se alinha a essas legislações, promovendo a conscientização e a educação nas escolas.