NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 13/11/2024 - 15:57
Servidoras da PJF apresentam projeto de nutrição em simpósio na UFJF
Uma equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), do Programa Municipal de Nutrição Enteral e Oral (PMNEO), composta pelas nutricionistas Wanessa Aquino e Mariana Duarte, junto com estagiários, desenvolveu um projeto sobre os benefícios da suplementação em idosos, além do suporte nutricional e da atividade física para melhorar o prognóstico em pacientes oncológicos. Esse trabalho será apresentado no I Simpósio de Nutrição e Esportes (Sine), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos dias 22 e 23 de novembro.
Segundo Wanessa, “atualmente, são assistidas um total de 1.192 pessoas, cujas idades variam desde meses a idosos de até 105 anos, que necessitam de suplementação nutricional ou dietas específicas devido a alergias, desnutrição (comum em crianças e idosos) ou feridas relacionadas a doenças degenerativas, como após um AVC ou internações hospitalares. Todos são atendidos pelo SUS e recebem acompanhamento nutricional, que inclui consultas para verificar peso e medidas antropométricas”.
Os pacientes podem iniciar o tratamento e permanecer por um período que varia de um a sete anos, enquanto houver necessidade nutricional. “Será uma oportunidade para apresentar nosso trabalho, que tem gerado resultados positivos entre os usuários do SUS, como aumento de massa muscular, ganho de peso e melhoria na autoestima por meio da prática de atividade física”, completou Wanessa.
Programa Municipal de Nutrição Enteral e Oral (PMNEO)
Para realizar o tratamento no Programa Municipal de Nutrição Enteral e Oral (PMNEO), a família do paciente deve possuir renda bruta máxima de três salários mínimos, comprovando por meio de entrevista socioeconômica e documentos. O paciente recebe um acompanhamento nutricional por período indeterminado conforme sua demanda.
O programa fornece suprimentos e dietas a pessoas que possuem necessidades especiais nutricionais enteral e oral. O encaminhamento pode ser realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por hospitais ou instituições de assistência social. O serviço funciona na Rua Halfeld, 1400, 1º andar.
IMPRIMIR