Nesta terça e quarta, 12 e 13, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu a formação "Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo: organização e prática cotidiana" destinada aos educadores sociais.
O evento ocorreu na sede da livraria Paullus em parceria com a Paullus Social e foi ministrado pela professora Samara Xavier, pós-graduada em Trabalho Social com Famílias pela Faculdade Paulista de Serviço Social e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A atividade faz parte das ações da Educação Permanente destinada a profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gerido pela SAS, e teve como objetivo subsidiar os trabalhadores do SCFV para o desenvolvimento do planejamento do cotidiano de trabalho utilizando o Programa Direito e Cidadania da Paullus Social como ferramenta complementar na elaboração de percursos progressivos.
De acordo com a supervisora responsável pela educação permanente da SAS, Sabrina Rodrigues, o evento contou com a participação de 48 trabalhadores dos diversos SCFV da rede SUAS de Juiz de Fora. “É uma forma de trazer para o centro do debate este trabalhador tão essencial no cotidiano dos serviços e criar possibilidades de uma reflexão crítica sobre sua atuação profissional e o espaço onde está inserido, cumprindo o compromisso com a permanente profissionalização da Política de Assistência Social".
Além da capacitação foram entregues 2.500 kits de livros para serem distribuídos para os usuários dos serviços no intuito de fomentar a execução das atividades e o direito à literatura.
Atualmente a SAS tem 12 unidades com Termo de Colaboração para a execução do serviço com 1.824 inscritos e um Centro de Convivência da Pessoa Idosa com 1992 inscritos.