NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 13/11/2024 - 17:07
Juiz de Fora recebe turnê do escritor Ricardo Jaheem
O autor e educador Ricardo Jaheem chega a Juiz de Fora pela primeira vez com programação especial nos dias 17 e 18 de novembro. A oficina gratuita “Afeto Preto” abre as atividades neste domingo, 17, às 9h, na Livraria Ca D’ori, localizada na Rua Antônio Passarela, 309, Casa 2, São Mateus, e necessita de inscrição prévia para interessados e interessadas em participar, por meio deste link.
Na segunda-feira, 18, às 19h, será a vez do Teatro Paschoal Carlos Magno, na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, receber o espetáculo “Todo Menino é um rei”. O evento também conta com entrada gratuita. As duas atividades culturais com Ricardo Jaheem, faz parte da programação do Novembro Negro 2024, promovida anualmente pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Oficina “Afeto Preto”
Com o propósito de dialogar sobre caminhos para a construção de uma educação antirracista e ampliar a capacitação de profissionais para enfrentar o racismo estrutural nas escolas,Ricardo Jaheem estará em Juiz de Fora para conduzir a formação “Afeto Preto”. A iniciativa visa construir uma rede de suporte aos educandos em parceria com os educadores numa abordagem “pé no chão”, “papo reto” e “de quintal” à construção de identidades raciais positivas para crianças negras.
A formação trará discussões sobre os impactos do racismo na vida escolar, propondo estratégias para que educadores de Juiz de Fora e região criem um ambiente acolhedor, onde a diversidade seja valorizada. Ricardo compartilhará ferramentas para que os profissionais reconheçam as barreiras raciais, adotando práticas de escuta ativa e acolhimento emocional para todos os alunos, além de fomentar a criação de um ambiente escolar que celebre a herança cultural africana e afro-brasileira.
“É fundamental que as escolas acolham e celebrem a diversidade, transformando a experiência escolar em um processo de fortalecimento e valorização das identidades. Queremos ampliar os coletivos de educadores comprometidos em construir um ambiente inclusivo, seguro e afetuoso”, afirmou Jaheem.
Espetáculo – Todo Menino é um Rei
O espetáculo “Todo Menino é um Rei” chega para encantar e provocar reflexões no público de Juiz de Fora, levando ao palco uma celebração vibrante e profunda da infância preta e periférica. A obra cênica resgata a resistência e a força de meninos e meninas negros em meio à vida comunitária e à ancestralidade, unindo tradição, música e contação de histórias.
Com concepção e apresentação de Ricardo Jaheem, direção musical de DJ Pebê e produção de Joedison Codeco, o espetáculo oferece uma experiência imersiva de aproximadamente 60 minutos, abordando temas que vão do afeto comunitário à luta por representatividade e identidade.
Ficha Técnica
Concepção e Apresentação: Ricardo Jaheem
Direção Musical: DJ Pebê
Produção: Joedison Codeco
Duração: 60 minutos
O espetáculo promete levar o público de Juiz de Fora a uma experiência rica em tradições e repleta de afeto e representatividade.
IMPRIMIR