O programa Resgatando Juiz de Fora neste mês de novembro contará a história da população negra da cidade. Serão três episódios, a partir do dia 16 de novembro, que irão abordar temas de grande relevância, desde a época dos escravizados até os dias atuais, e estimular que as pessoas pensem, se conscientizem e debatam os assuntos relacionados à história negra brasileira e juizforana.
A exibição dos episódios inéditos acontecerá aos sábados, às 14h, nos dias 16, 23 e 30 de novembro na JFTV, canal 35.1 da TV aberta digital. O telespectador também pode assistir aos programas no canal do YouTube camaramunicipaljf.
O projeto tem o apoio da Funalfa, que sugeriu ao jornalista Isaac Balassiano, produtor e apresentador do programa, a abordagem do tema. Isaac afirma que “apesar dos episódios terem a participação de alguns homens, o maior protagonismo com depoimentos é o das mulheres negras. Principalmente elas farão o resgate dessas memórias.”
Foram convidadas historiadoras, pesquisadoras, pessoas ligadas ao movimento negro, dentre outros. O objetivo é falar sobre muitas coisas como histórias de personalidades negras da cidade, sobre como acontece a ocupação de espaços na sociedade, sobre a invisibilização da história negra juizforana, religiosidade e muito mais.
O programa
A JFTV apresenta o programa Resgatando Juiz de Fora, que já contou a história da cidade através de diversos temas como o futebol, o comércio com suas galerias e o famoso apito do meio-dia, os festivais de MPB das décadas de 60 e 70, da ditadura militar e muitos outros temas. Além do Jornalista Isaac Balassiano, também fazem parte da equipe desta temporada Mayra Furtado (cinegrafia), Acácia Andrade (edição de imagens), Renata Miranda (coordenação da JFTV) e Warley Bueno (Superintendência de Comunicação).