Durante a tarde desta quarta-feira, 13, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou o evento “Crédito Consciente para Pessoas Idosas: da proteção à educação” em parceria com o Instituto de Defesa Coletiva (IDC) e com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC).
Ao todo, 180 pessoas idosas participaram do evento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa. A programação incluiu atividades como palestras educativas e dinâmicas lúdicas. Também houve aulão de forró, apresentação de Zouk, exibição do filme “Covardia Capital” e apresentação do espetáculo de dança “New York, New York”. Além disso, foram realizadas rodas de conversa e pesquisa de avaliação sobre o evento.
A ação integrou uma série de medidas intensivas do Procon que visam a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa enquanto consumidora, uma vez que essa população, por ser alvo frequente de assédios financeiros e golpes, é considerada hipervulnerável no mercado de consumo. Além do evento, nos dias 12 e 14 de novembro, o Procon realizou consultoria especializada sobre prevenção e tratamento de super dívidas com idosos que já estão no Programa de Tratamento ao Superendividamento.