NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 14/11/2024 - 15:58
PJF lança livro “ Feito à Mão: antologia poética do pomar de ideias”
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança na próxima terça-feira, 19, às 15h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado na Av. Getúlio Vargas, 200, o livro cartonero “Feito à Mão: antologia poética do pomar de ideias”, um trabalho escrito de forma independente no ateliê do Centro de Convivência e Cultura Recriar (CCR) da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
O trabalho é de grande significado para os usuários e profissionais dos serviços de Saúde Mental. As ilustrações e poesias são fruto do trabalho realizado na Oficina Pomar de Ideias do Centro de Convivência. O psicólogo Conrado Pável de Oliveira destaca que "o Palmar de Dez é uma antologia poética feita à mão, no contexto do serviço de saúde mental. A obra surge das oficinas, onde os participantes exploram a expressão artística e se reconhecem como criativos. O nome da antologia vem do Caps Casa Viva e reflete uma proposta de produção independente e de baixo custo, utilizando materiais recicláveis, como papelão, em uma abordagem que promove a preservação ambiental”.
“Inspirada na ideia de livros cartoneros que surgiu na Argentina, a antologia também se fundamenta em fragmentos da poeta mineira Adélia Prado, ajudando os participantes a organizar suas percepções e sentimentos", concluiu Conrado.
Centro de Convivência Recriar (CCR)
O Centro de Convivência Recriar (CCR) é um serviço de reabilitação psicossocial substitutivo à estrutura manicomial e hospitalocêntrica. Inserido na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o CCR abre espaço para a conquista da autonomia através de oficinas desenvolvidas em ateliês, atividades artísticas, artesanais e de interação social. O acesso dos usuários ao CCR é realizado principalmente via CAPS de referência ou UBS. O serviço funciona na Rua Tiradentes, 75, Santa Helena.
IMPRIMIR