Neste sábado, 16, às 10h, acontece a exibição do documentário InterPretar-me, na comunidade Jesus Misericordioso, localizado na Rua Oscar Teodoro de Oliveira, 14, Santa Rita. O evento é gratuito e faz parte da programação do Novembro Negro 2024, realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
A ideia surgiu com o intuito de preservar as transformações trazidas pelas oficinas do grupo Ancestralidade, através do projeto “Trançando saberes, resgatando memórias”, em 2023 e 2024, que aconteceram nos bairros Santa Rita, Bonfim e Linhares. Nele, o relato das participantes reforçam a importância e influência da ancestralidade na cultura negra. O projeto foi financiado pelo edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
No mesmo dia, horário e local, o grupo Ancestralidade promoverá um intensivo sobre as técnicas de tranças com alimentação de jumbo, café solidário e certificação das participantes da oficina no bairro Linhares. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do documentário: @Interpretar-me.