“Já tentei outras vezes parar de fumar, mas percebi que sozinho não conseguia. O apoio e acompanhamento que vocês fazem foram muito importantes para mim”, contou um servidor da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que fez parte do grupo dos servidores que concluíram a turma de 2024 do Programa de Tratamento ao Tabagismo, iniciado em maio. Os servidores que concluíram o programa receberam nesta quarta-feira, 13, certificado de reconhecimento com o total de dias sem fumar de cada um.
A proposta do programa parte de pesquisas que apontam o tabagismo como uma doença que atinge um número significativo de brasileiros. Com o crescente uso de cigarros eletrônicos, ainda que ilegalmente no Brasil, as doenças cardiopulmonares têm se intensificado e ocorrido precocemente, haja vista que muitos fumantes usam o método acreditando ser uma estratégia para cessação do cigarro.
O programa de Tratamento ao Tabagismo é oferecido anualmente e as inscrições são realizadas no primeiro semestre mediante participação na sensibilização divulgada nos meios digitais oficiais da PJF. O Programa de Tratamento ao Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do departamento de Ambiência Organizacional (Damor), em parceria com a Secretaria de Saúde é exclusivo para servidores da PJF que, voluntariamente, buscam formas de abandonar a prática de fumar. Os participantes recebem acompanhamento médico, medicamentoso, se necessário, e psicossocial por meio de grupo.