O projeto Educatur, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), levou 109 alunos da rede pública para explorar o turismo local nesta última semana. A iniciativa tem o objetivo de estimular a valorização da cidade e o incentivar o turismo para todas as idades.
A programação aconteceu nos dias 5, 6 e 7, com as respectivas escolas e atrativos: 38 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos “Doutor Geraldo Moutinho” (CEM), entre 40 e 85 anos de idade, visitaram o Memorial da República Presidente Itamar Franco; 31 alunos da Escola Municipal Maria Catarina Barbosa conheceram o Museu Ferroviário, e mais 40 alunos da Escola Municipal Professora Marlene Barros exploraram o Museu Mariano Procópio.
As visitas contam com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD’s) e o acompanhamento de alguns professores da própria escola e guias para ampliar o conhecimento no contato direto com o patrimônio cultural, histórico e turístico. Além do transporte fornecido de forma gratuita, são distribuídos kits de alimentação para todos os alunos e professores.
A gerente do Departamento Geral de Desenvolvimento Turístico, Tatyana Hauck destacou a capacidade de inclusão do projeto. “Acolher crianças e adultos com diferentes deficiências tem sido um grande desafio. No entanto, a recompensa é imensa quando vemos a alegria e o brilho nos olhos de cada um deles. O Educatur também é um projeto de inclusão e uma experiência profundamente gratificante”, disse ela.
O Projeto Educatur é viabilizado por emendas parlamentares das vereadoras Cida Oliveira (PT) e Laiz Perrut (PT).