Foi pensando na tecnologia como ferramenta para melhorar o ensino do inglês, que o professor Samuel Nazareth Souza decidiu desenvolver uma atividade pedagógica diferente com os seus estudantes. As turmas do 9º ano da Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques, na Vila Montanhesa, zona nordeste da cidade, foram desafiadas a criar diálogos em inglês, com temas do cotidiano.
Os adolescentes utilizaram o ChatGPT, para elaborar falas curtas e simples que foram postadas em um ambiente virtual, chamado Padlet, onde eles puderam interagir e visualizar os trabalhos dos colegas. Dessa forma, ao invés dos tradicionais livros, as turmas elaboraram o seu próprio material de estudo.
A iniciativa deu tão certo que foi apresentada no XIII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (XIII SICEA). O evento nacional, sediado no Colégio de Aplicação COLUNI, em Viçosa, teve como objetivo promover discussões e reflexões sobre a educação pública no Brasil. O tema deste ano do SICEA foi “Educação pública: novos tempos, nov@s atores e diferentes cenários da aplicação” e destacou ações em salas de aula que representaram vivências e experiências significativas e transformadoras de vidas.