A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou na última segunda-feira, 18, o cadastro para que haja manifestação de interesse na realização de eventos em espaços públicos durante o ano de 2025. O objetivo é facilitar a organização dos eventos, evitar conflitos de datas e otimizar o processo para os organizadores.
O formulário ficará disponível até o dia 20 de dezembro de 2024 e os organizadores podem acessá-lo neste link. O responsável pelo evento deve indicar o local, data, estimativa de público e se terá comercialização de produtos e montagem de estruturas (como, por exemplo, tendas).
Como explica o secretário da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Raphael Ribeiro, a medida vai agilizar a aprovação das datas dos eventos. “Quem já tem eventos planejados para 2025, pode preencher o formulário a fim de facilitar a reserva do espaço e da data. Funciona como uma manifestação de interesse, então não elimina a necessidade de fazer o licenciamento convencional nem impede que organizadores peçam a aprovação do evento posteriormente via Prefeitura Ágil”. O secretário reforça que embora o cadastramento não substitua o processo convencional de licenciamento, ajuda a otimizar a aprovação e evita sobrecarga nas datas.
Para solicitar o licenciamento convencional, o responsável pelo evento pode conferir o passo a passo na cartilha Liberação de Alvará para Eventos em Juiz de Fora. Os organizadores devem dar entrada no protocolo pelo Prefeitura Ágil no mínimo 45 dias antes da realização do evento. Caso extrapole o prazo, o espaço será destinado a outro requerente.
Para tirar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp da Sesmaur: (32) 3690-7984.