Nesta quinta-feira, 21, a Guarda Municipal de Juiz de Fora, representada pela GM Conceição Medeiros, teve reunião com a Guarda Municipal de Indaiatuba-SP, para compartilhar o conhecimento adquirido por meio dos projetos Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz e Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape).
Os guardas municipais de São Paulo tomaram conhecimento do sucesso dos projetos locais durante uma das visitas da GM Medeiros a Brasília. A Guarda Municipal de Juiz de Fora foi convidada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para apresentar os projetos de prevenção à violência e cultura de paz desenvolvidos no município. A experiência serviu como referência na elaboração do Curso Nacional de Multiplicador em Polícia Comunitária Aplicada.
Durante a conversa, a GM Medeiros explicou como os projetos funcionam, destacando o exemplo bem-sucedido do "Nossa Escola", na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, localizada no bairro Parque das Águas. A iniciativa teve um impacto positivo ao caminhar em parceria com a escola, beneficiando toda a comunidade.
A GM Medeiros fez questão de enfatizar a importância da colaboração da sua colega de trabalho, Charline Juvenal, que aborda com propriedade as questões de pertencimento racial. Ela ressaltou que o crescimento dos projetos se deve significativamente a essa parceria, uma vez que o combate ao bullying e ao racismo são temas centrais do Gape.
A Guarda Municipal de Juiz de Fora reafirma seu compromisso com a promoção de uma cultura de paz e cidadania, contribuindo para a construção de um ambiente seguro e acolhedor para todos. A troca de experiências com outras instituições é uma constante, que vem garantindo o fortalecimento das práticas de prevenção à violência e promoção da cidadania.
Participaram do encontro, além da GM Medeiros, a assessora da Secretaria de Segurança e Cidadania (Sesuc), Charline Juvenal, os guardas municipais de Indaiatuba, GMs Alice e Murillo. A reunião se deu de forma online, devido à distância geográfica.